Biblioteca Ativa

 

1. O PROJETO.

 O projeto “Biblioteca Ativa” visa estimular o gosto pelo conhecimento relacionado ao mundo da arte, livros e obras universais, utilizando-se de um instrumento fundamental e vital, visando uma sociedade mais justa e mais humana por meio da educação.

O espaço para tal desenvolvimento cognitivo é a biblioteca da escola, dinamizando o seu ambiente e implantando atividades culturais.

O projeto “Biblioteca Ativa”, por meio de uma proposta pedagógica responsável;  transforma a sala de leitura em um espaço ativo no processo de busca e construção do saber, formando indivíduos capazes de construírem sua própria identidade com liberdade, responsabilidade e autonomia.

 

2. OBJETIVOS.

O projeto “Biblioteca Ativa” tem como principal objetivo, estimular o gosto pelo conhecimento, utilizando-se de uma metodologia dinâmica e objetiva, proporcionando ao aprendiz a possibilidade de se tornar protagonista de sua própria história, através de ações filosóficas, culturais, sociológicas e literárias.

Ademais, espera-se que a biblioteca não seja um amontoado de livros, mas sim, um local atrativo alicerçado na troca de experiências e conhecimentos. 

 

3. ATIVIDADES REALIZADAS ENTRE MARÇO E MAIO

O projeto “Biblioteca Ativa”, desenvolveu várias atividades. Entre elas, estão:

 a-      Pesquisas;

 b-      Filmes;

 c-      Oficinas de Teatro;

 d-      Roda de Leitura;

 e-      Atividades lúdicas;

 f-       Concursos culturais;

 g-      Apresentações culturais;

 h-      Realização da Semana Paulo Freire.

Abaixo, segue fotos com breves explicações das atividades realizadas pelos professores Eduardo Pretel Lopes e Julio César Pironi.

 

3.1. PESQUISAS.

A pesquisa deve fazer parte do cotidiano do aluno. É um grande instrumento na construção do conhecimento. Por meio da pesquisa, o aluno tem a possibilidade de descobrir um mundo diferente, coisas novas, curiosidades. Pensando nisso, a Biblioteca da Etec incentiva o aprendiz a visitá-la, pois oferece as ferramentas necessárias para a execução da tarefa, tais como jornais, revistas, livros didáticos etc.

 

 

3.2. FILMES.

Filmes fazem parte do cotidiano dos alunos. É um meio de trabalho diversificado, indo ao encontro de uma metodologia que enriquece as aulas, ou seja, mais um recurso facilitador à proposta pedagógica da escola, proposta pelo Projeto Biblioteca Ativa.

 

3.3. OFICINAS DE TEATRO.

 As Oficinas de teatro do projeto Biblioteca Ativa tem por objetivo promover, entre os alunos, o autoconhecimento, a autoconfiança e a escuta do próximo. A prática teatral também tem sua importância na medida em que contribui no desenvolvimento e formação da personalidade do jovem, ajudando- o a ter uma melhor percepção do mundo que o cerca.

 

3.4. RODA DE LEITURA.

A leitura é um instrumento de transformação social. A proposta da roda de leitura é o de contribuir para a ampliação da aprendizagem, possibilitando uma relação dialógica entre os conhecimentos teóricos e conhecimento de mundo trazido pelos educandos, processo sempre mediado pelo professor.

 

3.5. ATIVIDADES LÚDICAS.

 O lúdico é um elemento importante para a aprendizagem.  O aluno, quando trabalha com o lúdico, coloca na ação seu sentimento e emoção. Pode-se dizer que a atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos cognitivos, afetivos e sociais, auxiliando no desenvolvimento do jovem aprendiz. Pensando nisso, os professores Eduardo Pretel e Julio Pironi, levaram um    Quebra-Cabeças à biblioteca. Quem entrava na sala, participava da montagem do puzzle. 

 

3.6. CONCURSOS CULTURAIS (LOGOTIPO E FOTOGRAFIA).

 O projeto “Biblioteca Ativa” realizou entre os meses de março e maio dois concursos culturais: a criação de um logotipo interno para a biblioteca e a exposição de fotografias que foram expostas na Semana Paulo Freire, evento realizado nos dias 05, 06, 07 e 08 de maio nas dependências da Etec de Santa Rosa de Viterbo.

Os concursos tiveram por objetivo mostrar a criatividade do alunado, incentivando-o a expressar-se artisticamente no espaço escolar, por meio de uma competição saudável. 

 

3.7. APRESENTAÇÕES CULTURAIS.

 O projeto Biblioteca Ativa também organizou apresentações culturais com o apoio de artistas da cidade. Foi realizado o espetáculo “ O poeta”, do ator e diretor Júlio César Ribeiro.

 

ETEC de Santa Rosa de Viterbo.

 

A Biblioteca Ativa da ETEC de Santa Rosa de Viterbo sob a orientação dos professores João Augusto Pereira e Tatiana Pires da Costa deu continuidade ao Projeto: Oficina de Redação.

Leia mais...

É com imenso prazer que parabenizamos os alunos Carlos Rogério da Silva Moura do 3º ano do ETIM Informática e Marcelo Ganda do 3º Módulo do Curso Técnico de Recursos Humanos pelo resultado no Concurso Literário Chico Alencar da nossa cidade.

Leia mais...

Durante o mês de Junho, o professor de Artes João Augusto Pereira incentivou os alunos dos 1º ETIM Informática e Administração a criarem a arte para o cartaz do nosso Arraiá. 

Leia mais...

Dando continuidade ao projeto Valentine´s day realizado em Fevereiro, em Junho celebramos o Dia dos Namorados/Amigos na ETEC.

Leia mais...

Em parceria com a Biblioteca Ativa e sob a orientação da professora de Inglês Tatiana Pires da Costa, os alunos do 2° ano dos cursos ETIM Informática e Administração trabalharam com o projeto Memories/Recordações/Lembranças e elaboraram cartas para alguém especial que tenha marcado e deixado lembranças em suas vidas.

Leia mais...

 Alunos da ETEC Jadyr Salles da cidade de Porto Ferreira  nos presentearam com uma belíssima apresentação de teatro abordando o tema “Bullying e Preconceito”.

Leia mais...

A Biblioteca Ativa promoveu uma Oficina com a contadora de histórias Fernanda Jaber e o ilustrador Fellipe Martins. Fellipe ilustra quadrinhos para editoras americanas desde 2008.

Leia mais...

Alunos do 2° Módulo do curso de Recursos Humanos da ETEC tiveram o privilégio de participar da palestra “Prevenção em RH”

Leia mais...

O CarnaEtec foi um sucesso e contou com o Concurso de Máscaras, desfile e também houve a premiação para os melhores foliões. Aqui a diversão é garantida!        

Leia mais...

Sob a orientação do Professor de Artes, João Augusto Pereira, os alunos confeccionaram máscaras e participaram do Concurso de Máscaras promovido no CarnaEtec. O sucesso foi garantido! 

Leia mais...

 Alunos do Curso Técnico de RH celebraram no dia 14 de Fevereiro, o Valentine's Day - dia dos namorados e amigos. 

Leia mais...

 

 Na semana do dia 29/05, sob a coordenação da professora Luciana Dias ocorreu a SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho).

Leia mais...

E a nossa volta às aulas foi ainda mais especial com a II Gincana Cultural jornalista José Hamilton Ribeiro.
O evento contou com a participação dos alunos dos ETIMs de Informática e Administração, diversas atividades foram promovidas...

Leia mais...

No último dia 23 de Junho aconteceu o Arraiá ETEC. Como todos os anos, nosso Arraiá foi um sucesso.Como todos os anos, nosso Arraiá foi um sucesso.

Leia mais...

Alunos do terceiro ETIM informática aprendendo mais sobre meio ambiente.    

Leia mais...

Alunos do curso técnico em recursos humanos, junto com a Professor Tatiana Costa e a coordenadora do curso Cristiane Harada prestigiaram o evento “Minas Rock”. O espetáculo contou com grandes sucessos da música britânica e foi uma atividade diferenciada para a prática da língua inglesa.

Leia mais...

Alunos do 2° Ano do ETIM Informática e também do 3° Ano do ETIM Administração visitaram o Asilo de Santa Rosa de Viterbo e assim passaram uma tarde agradável com os idosos.

Leia mais...

Debate entre alunos de todas as séries a respeito do tema “Pena de Morte”. Tal debate foi orientado pelo professor de História Delmo Lattari Junior promovido pelo grêmio estudantil.

Leia mais...

Bate- papo com a autora do livro “Operação Arcádia”, Carol Bonacim, que recebeu nossos alunos na Biblioteca Municipal.

Leia mais...

Em comemoração ao dia Nacional da Poesia (14 de Março) e em homenagem ao poeta Castro Alves, os professores responsáveis pela Biblioteca Ativa...

Leia mais...

No início do mês de Março, nossos alunos receberam a visita dos palestrantes que falaram sobre as doenças causas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Leia mais...

Terceiros Anos - Etim Administração e Informática promoveram o Trote Invertido, descontração total e pura alegria.

Leia mais...

Nos dias 9 e 10 de maio, a ETEC realizou a Semana Paulo Freire. Foram dias de preparação para o grande evento que teve como tema: "Trabalho e Tempo". 

Leia mais...