Durante o mês de Junho, o professor de Artes João Augusto Pereira incentivou os alunos dos 1º ETIM Informática e Administração a criarem a arte para o cartaz do nosso Arraiá. 

Leia mais...

 

1. O PROJETO.

 O projeto “Biblioteca Ativa” visa estimular o gosto pelo conhecimento relacionado ao mundo da arte, livros e obras universais, utilizando-se de um instrumento fundamental e vital, visando uma sociedade mais justa e mais humana por meio da educação.

O espaço para tal desenvolvimento cognitivo é a biblioteca da escola, dinamizando o seu ambiente e implantando atividades culturais.

O projeto “Biblioteca Ativa”, por meio de uma proposta pedagógica responsável;  transforma a sala de leitura em um espaço ativo no processo de busca e construção do saber, formando indivíduos capazes de construírem sua própria identidade com liberdade, responsabilidade e autonomia.

 

2. OBJETIVOS.

O projeto “Biblioteca Ativa” tem como principal objetivo, estimular o gosto pelo conhecimento, utilizando-se de uma metodologia dinâmica e objetiva, proporcionando ao aprendiz a possibilidade de se tornar protagonista de sua própria história, através de ações filosóficas, culturais, sociológicas e literárias.

Ademais, espera-se que a biblioteca não seja um amontoado de livros, mas sim, um local atrativo alicerçado na troca de experiências e conhecimentos. 

 

3. ATIVIDADES REALIZADAS ENTRE MARÇO E MAIO

O projeto “Biblioteca Ativa”, desenvolveu várias atividades. Entre elas, estão:

 a-      Pesquisas;

 b-      Filmes;

 c-      Oficinas de Teatro;

 d-      Roda de Leitura;

 e-      Atividades lúdicas;

 f-       Concursos culturais;

 g-      Apresentações culturais;

 h-      Realização da Semana Paulo Freire.

Abaixo, segue fotos com breves explicações das atividades realizadas pelos professores Eduardo Pretel Lopes e Julio César Pironi.

 

3.1. PESQUISAS.

A pesquisa deve fazer parte do cotidiano do aluno. É um grande instrumento na construção do conhecimento. Por meio da pesquisa, o aluno tem a possibilidade de descobrir um mundo diferente, coisas novas, curiosidades. Pensando nisso, a Biblioteca da Etec incentiva o aprendiz a visitá-la, pois oferece as ferramentas necessárias para a execução da tarefa, tais como jornais, revistas, livros didáticos etc.

 

 

3.2. FILMES.

Filmes fazem parte do cotidiano dos alunos. É um meio de trabalho diversificado, indo ao encontro de uma metodologia que enriquece as aulas, ou seja, mais um recurso facilitador à proposta pedagógica da escola, proposta pelo Projeto Biblioteca Ativa.

 

3.3. OFICINAS DE TEATRO.

 As Oficinas de teatro do projeto Biblioteca Ativa tem por objetivo promover, entre os alunos, o autoconhecimento, a autoconfiança e a escuta do próximo. A prática teatral também tem sua importância na medida em que contribui no desenvolvimento e formação da personalidade do jovem, ajudando- o a ter uma melhor percepção do mundo que o cerca.

 

3.4. RODA DE LEITURA.

A leitura é um instrumento de transformação social. A proposta da roda de leitura é o de contribuir para a ampliação da aprendizagem, possibilitando uma relação dialógica entre os conhecimentos teóricos e conhecimento de mundo trazido pelos educandos, processo sempre mediado pelo professor.

 

3.5. ATIVIDADES LÚDICAS.

 O lúdico é um elemento importante para a aprendizagem.  O aluno, quando trabalha com o lúdico, coloca na ação seu sentimento e emoção. Pode-se dizer que a atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos cognitivos, afetivos e sociais, auxiliando no desenvolvimento do jovem aprendiz. Pensando nisso, os professores Eduardo Pretel e Julio Pironi, levaram um    Quebra-Cabeças à biblioteca. Quem entrava na sala, participava da montagem do puzzle. 

 

3.6. CONCURSOS CULTURAIS (LOGOTIPO E FOTOGRAFIA).

 O projeto “Biblioteca Ativa” realizou entre os meses de março e maio dois concursos culturais: a criação de um logotipo interno para a biblioteca e a exposição de fotografias que foram expostas na Semana Paulo Freire, evento realizado nos dias 05, 06, 07 e 08 de maio nas dependências da Etec de Santa Rosa de Viterbo.

Os concursos tiveram por objetivo mostrar a criatividade do alunado, incentivando-o a expressar-se artisticamente no espaço escolar, por meio de uma competição saudável. 

 

3.7. APRESENTAÇÕES CULTURAIS.

 O projeto Biblioteca Ativa também organizou apresentações culturais com o apoio de artistas da cidade. Foi realizado o espetáculo “ O poeta”, do ator e diretor Júlio César Ribeiro.

 

ETEC de Santa Rosa de Viterbo.

Dando continuidade ao projeto Valentine´s day realizado em Fevereiro, em Junho celebramos o Dia dos Namorados/Amigos na ETEC.

Leia mais...

O CarnaEtec foi um sucesso e contou com o Concurso de Máscaras, desfile e também houve a premiação para os melhores foliões. Aqui a diversão é garantida!        

Leia mais...

Alunos do 2° Módulo do curso de Recursos Humanos da ETEC tiveram o privilégio de participar da palestra “Prevenção em RH”

Leia mais...

A Biblioteca Ativa promoveu uma Oficina com a contadora de histórias Fernanda Jaber e o ilustrador Fellipe Martins. Fellipe ilustra quadrinhos para editoras americanas desde 2008. A parceria do casal pode ser conferida em publicações...

Leia mais...

Em parceria com a Biblioteca Ativa e sob a orientação da professora de Inglês Tatiana Pires da Costa, os alunos do 2° ano dos cursos ETIM Informática e Administração trabalharam com o projeto Memories/Recordações/Lembranças e elaboraram cartas para alguém especial que tenha marcado e deixado lembranças em suas vidas.

Leia mais...

 

 

 semana do dia 29/05, sob a coordenação da professora Luciana Dias ocorreu a SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho). Durante toda a semana, palestras...

Leia mais...

 Alunos da ETEC Jadyr Salles da cidade de Porto Ferreira  nos presentearam com uma belíssima apresentação de teatro abordando o tema “Bullying e Preconceito”.

Leia mais...

 Alunos do Curso Técnico de RH celebraram no dia 14 de Fevereiro, o Valentine's Day - dia dos namorados e amigos. 

Leia mais...

Sob a orientação do Professor de Artes, João Augusto Pereira, os alunos confeccionaram máscaras e participaram do Concurso de Máscaras promovido no CarnaEtec. O sucesso foi garantido! 

Leia mais...

  

Alunos do terceiro ETIM informática aprendendo mais sobre meio ambiente.    

Leia mais...

Alunos do curso técnico em recursos humanos, junto com a Professor Tatiana Costa e a coordenadora do curso Cristiane Harada prestigiaram o evento.

Leia mais...

Terceiros Anos - Etim Administração e Informática promoveram o Trote Invertido, descontração total e pura alegria.

Leia mais...

No início do mês de Março, nossos alunos receberam a visita dos palestrantes que falaram sobre as doenças causas pelo mosquito Aedes Aegypti. A prevenção e combate foram abordados e um mutirão saiu às ruas para conscientização da comunidade local.

Leia mais...

Em comemoração ao dia Nacional da Poesia (14 de Março) e em homenagem ao poeta Castro Alves, os professores responsáveis pela Biblioteca Ativa, João Augusto Pereira e Tatiana Pires da Costa em conjunto com a professora de Língua Portuguesa Maria Rita Rodrigues incentivaram os alunos do ETIM Administração e Informática a criarem poesias.....

Leia mais...

Bate- papo com a autora do livro “Operação Arcádia”, Carol Bonacim, que recebeu nossos alunos na Biblioteca Municipal para apresentar seu Livro. 

Leia mais...

Debate entre alunos de todas as séries a respeito do tema “Pena de Morte”. Tal debate foi orientado pelo professor de História Delmo Lattari Junior promovido pelo grêmio estudantil.

Leia mais...

Alunos do 2° Ano do ETIM Informática e também do 3° Ano do ETIM Administração visitaram o Asilo de Santa Rosa de Viterbo...

Leia mais...

Nos dias 9 e 10 de maio, a ETEC realizou a Semana Paulo Freire. Foram dias de preparação para o grande evento que teve como tema: "Trabalho e Tempo". 

Leia mais...